Vender, segundo o dicionário, é o ato de
“Alienar ou ceder por certo preço; trocar por dinheiro”.
Na prática é onde os
vendedores, com a intenção de obter lucro, interagem com os compradores, que
tem interesse em um determinado serviço ou produto.
Depois de alguns bons anos trabalhando
diretamente com vendas cheguei a conclusão que vender é conseguir realizar um
conjunto de ações combinadas, que consigam aproximar seus interesses
despertando o interesse de terceiros em determinados produtos ou serviços.
Hoje podemos afirmar que existem dois tipos
de vendas: Vendas ativas e Passivas.
Venda ativa é a parte da venda realizada pelo profissional de
vendas, e a venda passiva é realizada pelo trabalho de marketing.
Muitas vendas
são praticamente realizadas de modo passivo, pois várias empresas (lojas) e fornecedores
realizam um excelente trabalho de marketing e possuem uma marca forte e consolidada
no mercado.
É comum observar clientes em determinadas
lojas buscando um produto específico e se dirigindo diretamente ao caixa para
efetuar o pagamento. Esta modalidade é um forte exemplo de venda passiva.
Hoje o maior desafio de um profissional de
vendas é transformar as vendas passivas em ativas. Em breve abordarei este tema
aqui no blog.
Para entendermos melhor o que é vender vamos
falar sobre os três elementos que envolvem uma venda: O cliente, o produto e o
profissional de vendas.
Cliente: é o principal elemento do processo. É para ele que a venda é
focada. Pensando nisso, devemos analisar suas necessidades e gostos para então
satisfazê-los.
Produto: pode ser qualquer bem ou serviço,
que tem como finalidade proporcionar algum benefício ou facilidade ao cliente.
O profissional de vendas: trata-se da ferramenta
fundamental para a conquista e fidelização do cliente para a empresa, sendo ele
quem realiza a prospecção de possíveis clientes e quem vai à procura destes. O
profissional de vendas deve ter conhecimento de técnicas de vendas, uma boa
postura e apresentação adequada. As características principais de um vendedor
são: atenção, interesse, conhecimento, persuasão e ação.
Este é apenas o básico sobre vendas, mas mesmo assim considero muito importante. Nos próximos posts estarei abordando os procedimentos de vendas.
Este é apenas o básico sobre vendas, mas mesmo assim considero muito importante. Nos próximos posts estarei abordando os procedimentos de vendas.
Boas vendas com qualidade.
imagem* www.bidevelopment.com
Um comentário:
Para bem analisarmos um conceito ou idéia, e até mesmo para termos uma mais clara noção dos desdobramentos que estes possam vir a ter na realidade, é necessário que confrontemos-os com a sua possibilidade extrema oposta.
A utilidade deste procedimento é justamente prever as conseqüências de um desgaste ou corrupção dessas mesmas idéias.
Logo, temos aqui um conceito de vendas: Ajuda profissional que possibilita a aquisição, pelo cliente, do que ele realmente precisa, ou procura.
Sendo este um IDEAL da profissão de vendedor, e também um conceito teórico, podemos confrontá-lo com o seu oposto, que também é uma de suas possibilidades de realização.
Então temos um segundo conceito de vendas: Intromissão profissional que visa garantir que o cliente vá adquirir algo supérfluo ou diferente daquilo que ele procura.
Esse tipo de desgaste e corrupção de idéias e conceitos, que se transformam numa espécie de caricatura de si mesmos quando concretizados, é algo absolutamente normal, e que, embora não seja uma regra geral, é uma possibilidade que sempre deve ser abordada por quem quer que se proponha a analisar o tema.
Fica aí como uma sugestão para um post futuro e uma contribuição para o post presente.
Um grande abraço Anderson! Muito boa sua iniciativa!
Sérgio Henrique F. Alves
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