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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Novos Gestores e seus frequentes erros.


Olá amigos,

Mudando um pouco o meu cronograma de postagens, resolvi escrever aqui sobre um assunto extremamente importante no universo de lideres e gerentes.  Quero falar um pouco a respeito dos jovens profissionais que estão se tornando gestores cada vez mais cedo.

Vamos entender um pouco a situação:

Com a economia em crescimento, abriram-se vagas em vários seguimentos e faltou gente qualificada para preenchê-las. A maneira que a maioria das empresas encontrou para resolver essa questão foi promover seus jovens mais bem avaliados internamente para ocupar as novas posições. 

Essa solução tem dois efeitos positivos para a companhia que a adota. Ela consegue preencher o posto vazio e dá um aumento ao funcionário promovido, o que ajuda a retê-lo num momento em que o mercado está atrás de gente. O problema desse processo começa a ser sentido de forma nítida agora: há muita gente imatura em posição de liderança.
Outro ponto a destacar é que não é dado aos líderes tempo de maturação na posição, o que faz com que aprender na prática seja a única alternativa para os funcionários recém promovidos.

Os profissionais que hoje estão ocupando pela primeira vez cargos de liderança normalmente tiveram uma ascensão acelerada, o tempo natural da carreira não foi respeitado, e isso tem consequências.  Mesmo com pouca experiência na cadeira de gestor, é possível corrigir as falhas.

Gerentes despreparados são, na maioria das vezes, prepotentes, ou seja, tentam passar uma imagem para seus superiores de que estão fazendo o melhor pela companhia quando, na verdade, estão desvalorizando o principal ativo da empresa, seus colaboradores.
Gerentes foram concebidos para liderar e mostrar o exemplo, e não para oprimir seus subordinados.

Mas, infelizmente, alguns superiores pensam que determinados gerentes, agindo dessa forma, estão vestindo a camisa da empresa. Ao contrário, fazem com que profissionais qualificados, sejam desligados voluntária ou involuntariamente da organização.

É muito importante que o gerente tenha uma análise sensível as questões humanas que envolvam os seus colaboradores. Hoje temos que ter políticas de estruturas organizacionais olhando o bem estar de cada indivíduo dentro das organizações.

É preciso compreender o comportamento psicológico de seus liderados. Todos os problemas dentro das organizações tem uma margem de 90% de ordem humana e apenas 10% é técnica, sendo assim temos que estar mais perto dos nossos colaboradores, pois as metas são alcançadas por eles.

Gerenciar pode ser um pouco difícil no início. Uma pesquisa recente concluiu que mais de 50% dos gerentes não receberam treinamentos antes de serem lançados na função. Sendo assim a insegurança toma conta do novo gerente e os erros aparecem com muito mais frequência. 

Segue uma lista com os erros mais comuns dos novos gerentes. A intenção é minimizar os erros devido a falta de treinamento e experiência na função:

1.    Não conhecer a sua equipe: Talvez você  tenha trabalhado lado a lado com estas pessoas durante anos. Mas isso não significa que você as conhece. Entenda o que os estimula, como  motivá-los, o que os deixa apreensivos ou preocupados. Conheça-os individualmente, porque essa é a única forma pela qual você pode eficazmente gerenciá-los.  Seu time é o que vai fazer com que você se saia bem ou se arrebente no desafio de ser um bom líder. Dê-lhes a sua atenção e o seu tempo.

2.    Considerar que você sabe tudo: Se você acabou de ser promovido à Gerente de Produção,  você pode achar que sabe tudo sobre produção. Mesmo que isso seja verdade – e não é – você certamente não sabe tudo sobre a parte mais importante do seu trabalho: gerenciar pessoas. Ouça as pessoas ao seu redor. Pergunte a opinião delas quando apropriado. Mantenha a mente aberta.


3.    Querer mudar tudo: Não reinvente a roda. Só porque a forma como alguma coisa é feita não é a forma como você faria, isso não significa necessariamente que está errada. Aprenda a diferença entre diferente e errado.

4.    Não dar devida atenção aos problemas ou com funcionários problemáticos: Você não pode mais evitar problemas ou ter a esperança que eles vão se resolver sozinhos. Quando alguma coisa aparece, é a sua função descobrir a melhor solução e fazer com que ela seja executada. Isso não significa que você não pode pedir opinião ou apoio dos demais, mas significa sim que você é a pessoa que tem que garantir que a questão está sendo devidamente endereçada.

5.    Ter medo: Talvez você não tenha solicitado essa promoção. Talvez você não esteja certo que pode dar conta do trabalho. Mas não permita que isso faça com que você não exerça sua função da melhor maneira possível.  Seus superiores não teriam promovido você se eles não tivessem confiança em seu trabalho.

6.    Não se permitir ser humano: Só porque você é o chefe não significa que você não pode ser humano, que você não pode rir, ou demonstrar emoções, ou mesmo cometer um erro ocasional.

7.    Não proteger seu time: As pessoas no seu time vão receber pressão de todos os lados. É sua função defender o seu time e se assegurar que eles são tratados da forma mais justa possível. Eles vão saber retribuir a lealdade. Isso é muito importante, é preciso liderar com grande senso de justiça. Seus subordinados precisam e devem ser tratados com total igualdade.

8.    Evitar responsabilidade por qualquer coisa: Goste ou não, como gerente você é responsável por tudo o que acontece no seu time, não importa se você  está a par ou não. Qualquer coisa que qualquer integrante do seu time faz, ou não faz, cai no seu colo. Você tem que construir canais de comunicação de forma a que não haja surpresas, mas de qualquer forma, esteja preparado para assumir responsabilidade. Não tem jeito: ela vai de mãos dadas com a autoridade conquistada.

9.    Não saber delegar: Delegar com sucesso é uma habilidade e uma qualidade que você , como líder, deve adquirir. A delegação eficaz pode produzir para você, sua equipe e sua organização benefícios de curto e longo prazos. Ao delegar, você poderá reduzir sua carga de trabalho, removendo de sua lista diária de tarefas aquilo que outros estão qualificados a fazer. Isso lhe proporcionará mais tempo disponível para focar em projetos que exigem suas habilidades e autoridade em particular, bem como em tarefas de maior importância, como planejamento de longo prazo e desenvolvimento de diretrizes.

Espero que estas dicas possam contribuir para o crescimento pessoal e profissional daqueles que estão iniciando suas jornadas neste universo repleto de desafios.

Boas vendas com qualidade!

Anderson Nascimento.

Vídeo, Nilton Pedreira. Produzido por Luiz Carlos de Souza.
Texto adaptado Portal Gestão e Negócios.

Um comentário:

Carlos Junior disse...

Parabéns!!
Muito bom seus textos!