Olá amigos,
Mudando um
pouco o meu cronograma de postagens, resolvi escrever aqui sobre um assunto
extremamente importante no universo de lideres e gerentes. Quero falar um pouco a respeito dos jovens
profissionais que estão se tornando gestores cada vez mais cedo.
Vamos
entender um pouco a situação:
Com a
economia em crescimento, abriram-se vagas em vários seguimentos e faltou gente
qualificada para preenchê-las. A maneira que a maioria das empresas encontrou
para resolver essa questão foi promover seus jovens mais bem avaliados
internamente para ocupar as novas posições.
Essa solução
tem dois efeitos positivos para a companhia que a adota. Ela consegue preencher
o posto vazio e dá um aumento ao funcionário promovido, o que ajuda a retê-lo
num momento em que o mercado está atrás de gente. O problema desse processo
começa a ser sentido de forma nítida agora: há muita gente imatura em posição
de liderança.
Outro ponto a
destacar é que não é dado aos líderes tempo de maturação na posição, o que faz
com que aprender na prática seja a única alternativa para os funcionários recém
promovidos.
Os
profissionais que hoje estão ocupando pela primeira vez cargos de liderança
normalmente tiveram uma ascensão acelerada, o tempo natural da carreira não foi
respeitado, e isso tem consequências. Mesmo com pouca experiência na cadeira de
gestor, é possível corrigir as falhas.
Gerentes
despreparados são, na maioria das vezes, prepotentes, ou seja, tentam passar
uma imagem para seus superiores de que estão fazendo o melhor pela companhia
quando, na verdade, estão desvalorizando o principal ativo da empresa, seus
colaboradores.
Gerentes
foram concebidos para liderar e mostrar o exemplo, e não para oprimir seus
subordinados.
Mas,
infelizmente, alguns superiores pensam que determinados gerentes, agindo dessa
forma, estão vestindo a camisa da empresa. Ao contrário, fazem com que profissionais
qualificados, sejam desligados voluntária ou involuntariamente da organização.
É muito
importante que o gerente tenha uma análise sensível as questões humanas que
envolvam os seus colaboradores. Hoje temos que ter políticas de estruturas
organizacionais olhando o bem estar de cada indivíduo dentro das organizações.
É preciso
compreender o comportamento psicológico de seus liderados. Todos os problemas
dentro das organizações tem uma margem de 90% de ordem humana e apenas 10% é
técnica, sendo assim temos que estar mais perto dos nossos colaboradores, pois
as metas são alcançadas por eles.
Gerenciar pode
ser um pouco difícil no início. Uma pesquisa recente concluiu que mais de 50%
dos gerentes não receberam treinamentos antes de serem lançados na função.
Sendo assim a insegurança toma conta do novo gerente e os erros aparecem com
muito mais frequência.
Segue uma
lista com os erros mais comuns dos novos gerentes. A intenção é minimizar os erros devido a falta de treinamento e experiência na função:
1.
Não conhecer a sua equipe: Talvez você tenha trabalhado
lado a lado com estas pessoas durante anos. Mas isso não significa que você as
conhece. Entenda o que os estimula, como motivá-los, o que os deixa
apreensivos ou preocupados. Conheça-os individualmente, porque essa é a única
forma pela qual você pode eficazmente gerenciá-los. Seu time é o que vai
fazer com que você se saia bem ou se arrebente no desafio de ser um bom líder.
Dê-lhes a sua atenção e o seu tempo.
2.
Considerar
que você sabe tudo: Se você acabou de ser promovido à Gerente de
Produção, você pode achar que sabe tudo sobre produção. Mesmo que isso
seja verdade – e não é – você certamente não sabe tudo sobre a parte mais
importante do seu trabalho: gerenciar pessoas. Ouça as pessoas ao seu redor.
Pergunte a opinião delas quando apropriado. Mantenha a mente aberta.
3. Querer mudar tudo: Não reinvente a roda. Só porque a forma como alguma coisa é feita não é a
forma como você faria, isso não significa necessariamente que está errada.
Aprenda a diferença entre diferente e errado.
4.
Não dar devida atenção aos problemas ou com funcionários problemáticos: Você não pode
mais evitar problemas ou ter a esperança que eles vão se resolver sozinhos.
Quando alguma coisa aparece, é a sua função descobrir a melhor solução e fazer
com que ela seja executada. Isso não significa que você não pode pedir opinião
ou apoio dos demais, mas significa sim que você é a pessoa que tem que garantir
que a questão está sendo devidamente endereçada.
5.
Ter
medo: Talvez você não tenha solicitado essa promoção. Talvez você não
esteja certo que pode dar conta do trabalho. Mas não permita que isso faça
com que você não exerça sua função da melhor maneira possível. Seus
superiores não teriam promovido você se eles não tivessem confiança em seu
trabalho.
6.
Não
se permitir ser humano: Só porque você é o chefe não significa que você não
pode ser humano, que você não pode rir, ou demonstrar emoções, ou mesmo cometer
um erro ocasional.
7.
Não
proteger seu time: As pessoas no seu time vão receber pressão de
todos os lados. É sua função defender o seu time e se assegurar que eles são
tratados da forma mais justa possível. Eles vão saber retribuir a lealdade.
Isso é muito importante, é preciso liderar com grande senso de justiça. Seus
subordinados precisam e devem ser tratados com total igualdade.
8.
Evitar
responsabilidade por qualquer coisa: Goste ou não, como gerente você é
responsável por tudo o que acontece no seu time, não importa se você está
a par ou não. Qualquer coisa que qualquer integrante do seu time faz, ou não
faz, cai no seu colo. Você tem que construir canais de comunicação de forma a
que não haja surpresas, mas de qualquer forma, esteja preparado para assumir
responsabilidade. Não tem jeito: ela vai de mãos dadas com a autoridade
conquistada.
9.
Não
saber delegar: Delegar com sucesso é uma habilidade e uma qualidade que você ,
como líder, deve adquirir. A delegação eficaz pode produzir para você, sua
equipe e sua organização benefícios de curto e longo prazos. Ao delegar, você
poderá reduzir sua carga de trabalho, removendo de sua lista diária de tarefas
aquilo que outros estão qualificados a fazer. Isso lhe proporcionará mais tempo
disponível para focar em projetos que exigem suas habilidades e autoridade em
particular, bem como em tarefas de maior importância, como planejamento de
longo prazo e desenvolvimento de diretrizes.
Espero que
estas dicas possam contribuir para o crescimento pessoal e profissional daqueles
que estão iniciando suas jornadas neste universo repleto de desafios.
Boas vendas
com qualidade!
Anderson
Nascimento.
Vídeo, Nilton Pedreira. Produzido por Luiz Carlos de Souza.
Texto adaptado Portal Gestão e Negócios.
Um comentário:
Parabéns!!
Muito bom seus textos!
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