Olá amigos,
Vamos falar um pouco sobre o papel do vendedor. Qual seria a
melhor definição de vendedor? Quais seriam as principais características de um
vendedor de sucesso?
Bom, para muitos vendedor é o profissional da área de vendas
responsável pela troca de produto ou serviço por um determinado valor. Eu
acredito que a definição vai alem do que isso.
Vendedores são profissionais que se preocupam mais do que
simplesmente em obterem vendas. São na verdade aqueles que sabem ao mesmo tempo
produzir satisfação ao cliente e gerar lucros para a empresa. Analisam os dados
de suas vendas, conseguem mensurar o potencial do mercado e coletam informações
sobre o mercado. Conseguem desenvolver estratégias e planos de marketing
pessoais. Ao contrário de muitos, ficam sempre fora da zona de conforto tentando
sempre superar suas metas. São automotivados e estão constantemente aprimorando
suas habilidades.
Gostaria de compartilhar com vocês o resultado de uma pesquisa
realizada pelo Instituto Denver (http://www.institutodenver.net), que apontam as
dez principais características de um vendedor de sucesso.
1° Persistência
Vender requer uma boa dose de persistência. Os obstáculos são comuns, mas a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que poderá ser alcançado. As pessoas mais bem sucedidas nos negócios aprenderam a lidar com os obstáculos que se apresentaram e procuraram soluções. Persistiram e não desistiram.
1° Persistência
Vender requer uma boa dose de persistência. Os obstáculos são comuns, mas a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que poderá ser alcançado. As pessoas mais bem sucedidas nos negócios aprenderam a lidar com os obstáculos que se apresentaram e procuraram soluções. Persistiram e não desistiram.
2° Saber definir objetivos
Os melhores vendedores sabem o que querem conseguir e se planejam para alcançar seu objetivo. Eles definem os objetivos de uma forma específica e viável, de preferência com datas definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam as ações necessárias para alcançá-los.
Os melhores vendedores sabem o que querem conseguir e se planejam para alcançar seu objetivo. Eles definem os objetivos de uma forma específica e viável, de preferência com datas definidas. Eles visualizam o objetivo, determinam como será alcançado e executam as ações necessárias para alcançá-los.
3° Fazer as perguntas certas
Vendedores eficientes fazem perguntas aos clientes (atuais e
futuros) para determinar a sua situação atual e as suas necessidades de compra.
A melhor maneira de apresentar seus produtos ou serviços é descobrir os
objetivos, preocupações e hesitações dos seus clientes. Assim, é possível
discutir com mais objetividade as características e benefícios do produto que
se adaptam melhor ao cliente.
4° Saber ouvir
Para vender bem é importante lembrar que os clientes vão informar tudo que você precisa saber se tiverem a oportunidade para falar. Bons vendedores sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com atenção para identificar as verdadeiras necessidades do cliente.
Para vender bem é importante lembrar que os clientes vão informar tudo que você precisa saber se tiverem a oportunidade para falar. Bons vendedores sabem fazer perguntas e ouvir as respostas com atenção para identificar as verdadeiras necessidades do cliente.
5° Ser apaixonados pelo seu produto
Quem gosta da empresa e do produto que vende terá muito mais facilidade para convecer outra pessoa de que vale a pena comprar. Vendedores talentosos costumam mostrar orgulho ao falar sobre seus produtos ou serviços. Quanto mais entusiasta for, maiores as chances de sucesso.
Quem gosta da empresa e do produto que vende terá muito mais facilidade para convecer outra pessoa de que vale a pena comprar. Vendedores talentosos costumam mostrar orgulho ao falar sobre seus produtos ou serviços. Quanto mais entusiasta for, maiores as chances de sucesso.
6° Ser entusiasta
Bons vendedores têm uma atitude positiva e contagia com seu entusiasmo. Eles nunca falam negativamente sobre sua empresa ou negócio. Quando enfrentam situações negativas ou ruins eles focalizam nos pontos positivos.
Bons vendedores têm uma atitude positiva e contagia com seu entusiasmo. Eles nunca falam negativamente sobre sua empresa ou negócio. Quando enfrentam situações negativas ou ruins eles focalizam nos pontos positivos.
7° Assumir responsabilidade pelos resultados
Quem sabe vender não se deixa abater pela responsabilidade das cotas, nem coloca a culpa nos problemas internos da empresa ou na economia. Ele sabe que é o seu trabalho que vai determinar os resultados, e faz o que for preciso para alcancá-los.
Quem sabe vender não se deixa abater pela responsabilidade das cotas, nem coloca a culpa nos problemas internos da empresa ou na economia. Ele sabe que é o seu trabalho que vai determinar os resultados, e faz o que for preciso para alcancá-los.
8° Trabalhar muito
Grandes vendedores procuram novos negócios e não ficam esperando que os negócios venham bater na sua porta. Começar a trabalhar cedo, fazer muitos telefonemas, contatar clientes em potencial; conversar com muita gente e fazer mais apresentações de vendas do que os colegas são algumas das atividades de quem é bom de venda.
Grandes vendedores procuram novos negócios e não ficam esperando que os negócios venham bater na sua porta. Começar a trabalhar cedo, fazer muitos telefonemas, contatar clientes em potencial; conversar com muita gente e fazer mais apresentações de vendas do que os colegas são algumas das atividades de quem é bom de venda.
9° Estar sempre em contato com os clientes
O contato constante ajuda a manter os clientes. Vendedores atentos usam vários artifícios para estar sempre em contato. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário, avisos de promoções, etc. Enviam e-mail marketing e boletins informativos (newsletters). Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente da clientela.
O contato constante ajuda a manter os clientes. Vendedores atentos usam vários artifícios para estar sempre em contato. Enviam mensagens de agradecimentos, de aniversário, avisos de promoções, etc. Enviam e-mail marketing e boletins informativos (newsletters). Estão sempre procurando novas formas de manter seu nome e o da sua empresa na mente da clientela.
10° Saber demonstrar o valor dos seus produtos e serviços
Nem sempre o preço é o único fator que motiva o cliente a escolher o seu produto ou serviço. Um bom vendedor sabe que o comprador bem informado baseia sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor, e não no preço. Saber como valorizar o seu produto para cada cliente ou comprador é fundamental para fechar o negócio.
Nem sempre o preço é o único fator que motiva o cliente a escolher o seu produto ou serviço. Um bom vendedor sabe que o comprador bem informado baseia sua decisão no valor da proposta apresentada pelo vendedor, e não no preço. Saber como valorizar o seu produto para cada cliente ou comprador é fundamental para fechar o negócio.
Acredito que a principal característica de um profissional
de sucesso é fazer o que gosta. Se os seus olhos brilham quando você chega em
casa e vai contar para a família como foi o seu dia, os projetos que realizou e
as metas que atingiu. Se suas realizações profissionais são relatadas à amigos e
você vai para o trabalho com a mesma energia e satisfação como se estivesse
indo a uma festa, acredite:
Você “COM CERTEZA” é um vendedor de sucesso!!!
Boas vendas com qualidade!
2 comentários:
Parabéns pela escolha deste artigo.Feliz do cliente que encontra pelo caminho vendedores com tais características.
Que legal Tiça (Y)
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