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segunda-feira, 1 de abril de 2013

Estilos de Gestão




Existem perspectivas diversas sobre os diferentes tipos de “estilos de gestão.” Para ajudar a identificar o seu tipo, ou saber mais sobre, apresento a seguir oito estilos diferentes.
Liderança ativa: líderes ativos agem pelo exemplo e estabelecem um elevado padrão para si e para seus colaboradores. Eles são altamente envolvidos no trabalho do dia-a-dia e plenamente consciente do que está ocorrendo nas tarefas sob sua responsabilidade.
Liderança Democrática: Este estilo procura considerar as opiniões de todas as partes interessadas e atingir o consenso antes de chegar a uma decisão final. Embora este estilo possa ser lento, a participação de todas as partes envolvidas em uma decisão contribui para um processo de implementação mais fácil e mais transparente. Este estilo promove mais confiança, harmonia, produtividade e satisfação no trabalho.
Liderança Diretiva: Embora menos autoritário do que os executivos autocráticos, não costumam considerar a participação dos funcionários em suas decisões. Eles freqüentemente alegam um curto espaço de tempo, um imprevisto com um cliente ou uma situação de emergência como pretexto para agir unilateralmente. Muitas vezes isso pode ser verdade. Outras vezes, eles podem simplesmente ter dificuldade de se desapegar do controle.
Liderança paternalista: Este estilo também é semelhante ao autocrático, exceto pelo fato de ser mais sensível às perspectivas dos colaboradores. Gestores que abraçam este estilo estão parcialmente preocupados com os sentimentos dos funcionários e com o seu bem-estar. No entanto, eles não costumam compartilhar, com essas pessoas, o sucesso da organização.
Liderança participativa: Com base na filosofia de coaching, este estilo está focalizado em capacitar seus funcionários a buscarem seus próprios conhecimentos e tomar suas próprias decisões. Ele pode ser muito eficaz em ambiente de trabalho dinâmico e com constantes alterações das prioridades. Uma versão mais avançada deste estilo é o estilo de gestão também conhecida como “gestão horizontal”, com pouco ou nenhum níveis hierárquicos intermediários, onde diferentes gestores assumem a liderança em projetos (modelo de gestão por projetos), em função da sua especialização.
Liderança Servidora: É baseado na filosofia: “pessoas em primeiro lugar”. O estilo é centrado em encontrar as pessoas mais talentosas para trabalhar na organização e, em seguida, capacitando-os a praticar o que eles fazem melhor. O líder vê a si mesmo como um “servo” e incentiva os funcionários a adotar a mesma atitude.
Liderança focada na tarefa (Task-oriented): Líderes que usam esse estilo provavelmente já foram gerentes de projeto. Eles são especialistas em planejamento de projetos, alocação de recursos, atribuição de funções, definição de benchmarks e manter a prazos rigorosos.
O melhor estilo a ser adotado por um líder depende de uma série de fatores situacionais, incluindo a motivação e a capacidade dos colaboradores.

Um líder eficaz não apenas escolhe um único estilo de liderança preferido, como o uso dos tipos acima mencionados. Na pratica, você deve ter consciência da situação e então escolher qual o estilo mais adequado, que pode ser uma combinação dos estilos apresentados.
Boas vendas com qualidade!

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